A Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba suspendeu durante a vigência da fase vermelha, programada até o dia 19 de março, a cobrança da Zona Azul nas praias e região central de Ubatuba.
A companhia administra a zona azul em Ubatuba, gerenciando as vagas do estacionamento rotativo que estão localizadas na região central e em algumas praias da cidade
Durante o período da fase vermelha, os agentes da zona azul estarão orientando turistas e munícipes sobre a à necessidade de conter a transmissão do coronavírus e também para que colaborem respeitando o decreto municipal número 7579/2021, que proíbe a instalação de cadeiras, guarda-sóis, tendas e similares na faixa de areia e calçadão.
O acesso a orla e faixa de areia só é permitido para as práticas esportivas individuais.
Fiscais da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur) e da Prefeitura de Ubatuba, com apoio da Guarda Civil Municipal de Ubatuba e da Polícia Militar, também estão orientarão turistas e veranistas que eventualmente estiverem na praia a retornar a suas casas.
As medidas de orientação tiveram inicio nesse sábado (6) e já tem apresentado resultado positivo, com diversas praias apresentando baixo movimento de pessoas na faixa de areia.
Durante a fase vermelha novas avaliações devem ser feita pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 juntamente com a prefeita Flavia Pascoal.
Vale ressaltar que a mudança de fase acompanha a deliberação do Governo do Estado de São Paulo, que colocou o estado todo na classificação mais restrita, visando conter a disseminação do novo coronavírus.
Atualmente, as taxas de ocupação dos hospitais do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão praticamente no limite, sem vagas para a transferência de pacientes em estado crítico, o que leva a necessidade da adoção das medidas preventivas estabelecidas em decreto para reduzir aglomerações e fluxo de pessoas